Natureza
UMA TERRA... DOIS RIOS!
O território de Soutelo é atravessado por dois belos e imponentes cursos de água, uma característica invulgar que dotou a freguesia de inúmeros locais de rara beleza natural. Visite Soutelo e maravilhe-se com o esplendor da natureza verdejante refletida com laivos de azul do firmamento nos espelhos de água que atravessam a freguesia. Paisagens deslumbrantes de quadros pintados pela mãe natureza em diversos locais esquecidos pela perfídia e o despudor do ser humano, onde a natureza brilha resplandecente no seu estado mais puro. Da paz das águas cristalinas à agitação das torrentes das cascatas, da vegetação densa aos trilhos de natureza, passando por lagoas, velhas azenhas e antigos moinhos, locais deslumbrantes, onde a mãe natureza pintou deslumbrantes telas com as pinceladas do tempo.
“O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 m, passa pelos concelhos de Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 km.
A bacia hidrográfica do rio Cávado é limitada, a norte, pela bacia hidrográfica do rio Neiva e do rio Lima e, a este e sul, pelas bacias do rio Douro e do rio Ave; tem uma área de 1600 km². O escoamento anual na foz do rio é, em média, de 2123 hm3. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Cávado apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos na ordem dos 1180 hm3, em regime regularizado, valor que corresponde a quase 30% do total existente em Portugal.” Fonte: riosdeportugal.webnode.pt
“O Homem é um rio português, afluente da margem direita do Cávado, com um comprimento de 37 quilómetros, nasce na serra do Gerês e drena uma área de 257 km². Depois da nascente, no município de Terras de Bouro, atravessa os municípios de Amares e Vila Verde.
O escoamento anual na foz do rio Homem, em Soutelo (Vila Verde), é de 399 hm³, sendo o afluente que mais contribui para o escoamento total do rio Cávado. Neste rio localiza-se o aproveitamento hidroelétrico de Vilarinho das Furnas, com uma capacidade útil da albufeira de 69,7 hm³.” Fonte: Wikipédia