Soutelo cantou e dançou ao ritmo das marchas populares!

O passado sábado, 30 de junho, foi de festa em Soutelo. A freguesia saiu à rua para fechar com chave de ouro o mês dos santos populares graças a uma inédita iniciativa que encheu de cor, ritmo e alegria um dos mais emblemáticos locais da freguesia. Soutelo cantou e dançou ao ritmo das marchas populares, mas antes houve ainda tempo para vibrar com o jogo da seleção nacional e degustar algumas das mais famosas iguarias da região num tradicional arraial minhoto. A organização da iniciativa esteve a cargo do recém-criado movimento Soutelo Ativo, com o apoio da Junta de Freguesia.

Durante a tarde, as cores garridas típicas da época não deixavam indiferente quem passava por uma das mais movimentadas artérias da freguesia. Entre fitas e manjericos, arcos e balões a azáfama era grande e deixava adivinhar a noite em cheio que se preparava. E nem as ameaças de chuva de S. Pedro estragaram a festa. Às 19h00, cachecóis em riste para apoiar a seleção nacional. Houve televisão cá fora, em frente às instalações da Junta de Freguesia, e ecrã gigante lá dentro, no auditório da Adere-Minho. O resultado não foi o esperado, mas não foi por falta de apoio das hostes soutelenses, que vibraram com a equipa das quinas do primeiro ao último minuto do encontro.

Para retemperar energias, nada melhor que um arraial à boa moda do Minho. Sardinha, febra e caldo verde foram apenas algumas das iguarias regionais disponíveis numa deliciosa ementa tradicional em que não faltou também o bom vinho verde da nossa região para saciar a sede e animar o espírito. A zona do arraial afirmou-se como um espaço de amizade e convívio, palco privilegiado para o encontro de velhos amigos e longas conversas. Foi ainda com as emoções à flor da pele que, por volta das 21h30, as marchas coloriram as ruas da freguesia. Com as gargantas afinadas e as coreografias bem ensaiadas, desfilaram em cortejo deixando um rasto de alegria e animação à sua passagem. Uma tradição recente em Soutelo, que apresenta todas as condições para se enraizar na freguesia tal foi a recetividade popular.

A iniciativa foi apoiada desde o primeiro minuto pela autarquia soutelense e encontrou no presidente da Junta um dos grandes entusiastas do evento. Filipe Silva sublinhou a importância deste tipo de eventos, que permitem proporcionar às pessoas momentos de puro lazer Momentos em que podem desanuviar e recarregar baterias e que contribuem, em simultâneo, para fortalecer laços de amizade e cimentar o espírito de comunidade na freguesia. Por outro lado, a iniciativa assumiu-se também como uma homenagem à cultura popular portuguesa, símbolo indelével da identidade nacional.