​Queimada da Banana. Alegria, animação e convívio marcam a quadra natalícia soutelense!

A freguesia de Soutelo viveu com intensidade o espírito da quadra natalícia, embalada por um conjunto diversificado de atividades em ambiente de união, alegria e convívio. Bom exemplo disso foi a estreia da Queimada da Banana, uma tradição que deu este ano os primeiros passos, mas parece caminhar rapidamente para se instalar de pedra e cal na freguesia. As associações soutelenses convidaram e a população respondeu. Ao final do dia do passado sábado, 22 de dezembro, o frio bem se queira instalar, mas soutelenses e visitantes não lhe deram a mínima hipótese. Munidos com garrafas de moscatel para aquecer o corpo e a alma, bananas para aconchegar o estômago e uma animação contagiante, dezenas de pessoas celebraram a época a preceito.

A música ao vivo dos Lema 13 ajudou a animar ainda mais as hostes e muitos dos presentes não resistiram a um pézinho de dança. Para afugentar de vez o frio e atirar para trás das costas as coisas menos boas de 2018, entre mezinhas e labaredas, o soutelense José Perez realizou uma queimada tradicional. Vestido a rigor, qual feiticeiro da Idade Média, juntou aguardente, açúcar, frutas (citrinos) e grãos de café num pote a que ateou fogo. Com as chamas bem altas, começaram a sair as palavras de ordem para afastar o mal e cumpriu-se o ritual.

A ACR Soutelo lançou o desafio às restantes associações que se mostraram desde logo disponíveis e o evento foi erigido sob o lema ‘Juntos Somos Mais Fortes’. A iniciativa foi organizada por várias forças vivas da freguesia, Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, Movimento Soutelo Ativo, Guias de Soutelo, APAES (Associação Pais e Amigos da Escola de Soutelo) e Seniores Ativos, com o apoio da Junta de Freguesia de Soutelo.

VENHA CONHECER SOUTELO!

Santuário do Alívio

Fonte S.Miguel

Praia do Mirante

Cruzeiro dos Evangelistas