Mar de fé inundou o Santuário de Nossa Senhora do Alívio

O Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Soutelo, foi inundado por um autêntico mar de gente, numa manifestação de fé sem paralelo no concelho de Vila Verde e uma das mais afamadas e concorridas em toda a região Norte. A romaria, que teve lugar no passado domingo, 20 de setembro, trouxe à freguesia largos milhares de visitantes, numa moldura humana impressionante que deu um colorido especial ao recinto existente em frente ao santuário. As temperaturas elevadas de um dia típico de verão não foram o suficiente para causar mossa na vasta multidão, que não arredou pé enquanto decorria a missa campal presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

Ao início da manhã, pouco passava das 10h00, foram chegando ao santuário, em peregrinação, representantes de todas as paróquias do concelho de Vila Verde, transportando os seus estandartes. Um pouco mais tarde, já perto do arranque da Missa Campal (marcada para as 11h00), chegou o andor de Nossa Senhora do Alívio, momento de grande emoção, que mereceu uma chuva de aplausos por parte do público. Aos peregrinos, somam-se ainda largos milhares de pessoas, oriundas de todo o distrito, que fizeram questão de marcar presença e prestar a sua devoção numa manifestação de fé sem paralelo em toda a região. Vários grupos escutistas do concelho de Vila Verde vieram, como é habitual, em auxílio da organização, colaborando na logística do evento.

“Manifestação de fé à escala das grandes romarias nacionais”

O presidente da Junta de freguesia de Soutelo, Filipe Silva, seguia na comitiva do andor de Nossa Senhora do Alívio, que arrancou da zona da Cruz. O autarca soutelense não ficou indiferente ao banho de multidão que os aguardava à chegada ao santuário. “É com enorme alegria e satisfação que todos os anos vemos aqui largos milhares de pessoas, que escolhem o santuário do Alívio para realizarem uma manifestação de fé à escala das grandes romarias nacionais”, afirmou Filipe Silva, que não escondeu o agrado por ver a freguesia com uma dinâmica enorme, num evento que é claramente um cartão-de-visita e um pólo de atratividades de visitantes para a freguesia e para o concelho de Vila Verde.

Santuário muito procurado durante todo o ano

A romaria ao Santuário de Nossa senhora do Alívio afigura-se como o momento mais alto de uma programação que traz durante todo o ano largos milhares de visitantes à freguesia e ao concelho de Vila Verde. Oriundos dos mais diversos pontos do país, em transporte particular ou em excursões, milhares de fiéis chegam a Soutelo para prestar a sua devoção e aproveitar a sombra da zona de lazer para momentos de convívio. A zona do Alívio começa a afirmar-se como um dos destinos de eleição para um domingo em família. Nas imediações do Santuário realiza-se a feira semanal de Soutelo, uma montra do que de melhor a região tem para oferecer, com uma vasta panóplia de produtos à disposição dos visitantes. A gastronomia é outro dos grandes atrativos desta zona, com uma oferta diversificada ao nível da restauração, com iguarias que têm feito as delícias dos visitantes. A isto acresce a beleza das paisagens naturais de uma freguesia que tem nas zonas ribeirinhas os seus maiores ex-líbris, zonas de lazer aprazíveis e dotadas de excelentes condições para o lazer.

Veja aqui o álbum completo.