Junta de Soutelo ao lado da população na luta pelo saneamento.

A Junta de Freguesia de Soutelo mantém-se ao lado da população na luta pelo acesso ao saneamento básico, para pôr termo a este flagelo ambiental e retrocesso civilizacional que assola o concelho de Vila Verde. Na manhã da passada sexta-feira, 04 de novembro, os soutelenses entregaram ao presidente da Câmara Municipal de Vila Verde um abaixo-assinado a reivindicar o acesso ao saneamento básico. À tarde, António Vilela veio a público insultar o presidente da Junta de Freguesia de Soutelo, Filipe Silva, por ter apoiado a manifestação popular.

Isolado na sua torre de marfim, o presidente do Município decide de forma unilateral e agride com impropérios e injúrias quem se atreve a exercer o seu direito de cidadania e a lutar pelo desenvolvimento do território. A atitude de repressão, intimidação e ameaça, digna de um Estado ditatorial, não atemoriza o executivo liderado por Filipe Silva, que vai continuar a bater-se com determinação e coragem, nesta e noutras matérias, sempre que estiver em causa o melhor interesse dos soutelenses, mesmo que a consequência seja sermos enxovalhados e insultados em praça pública pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

A Junta de Freguesia de Soutelo não se revê na forma de fazer política despida de conteúdos e de escrúpulos do edil vilaverdense e responde às críticas injuriosas com a dignidade e respeito que caracterizam o carácter e a personalidade dos membros do executivo. Como já referimos, é urgente contrariar a inoperância da maioria que lidera os destinos do Município de Vila Verde e veta aos vilaverdenses o acesso à dignidade de um direito tão elementar. Uma grave lacuna que é um entrave à fixação de pessoas no território, limita o potencial turístico do concelho (e económico, por consequência), deteriora o meio ambiente e contamina os lençóis freáticos, com consequências nefastas para a qualidade de vida e a saúde das populações.

No entanto, não podemos admitir que se coloque em causa a honra dos cidadãos de Soutelo que encabeçaram o abaixo-assinado e o desespero e a angústia de largas centenas de populares que assinaram livremente o documento. Chega de promessas, chega de insultos e chega de ridicularizarem a inteligência dos vilaverdenses. A maioria social-democrata ilude os cidadãos há 20 anos com promessas ocas e projetos que não passam disso mesmo. Basta consultar os folhetos eleitorais do PSD desde 97, são sensivelmente 20 anos de mentira, a governar usando e abusando da inteligência das pessoas.

Uma vez mais, os social-democratas tentam atirar areia (projetos e promessas) para os olhos das pessoas, mas os soutelenses já não vão em promessas e estão determinados a continuar esta jornada de luta encabeçada pela cidadã Glória Pereira, que, com a ajuda do marido, Domingos Pereira, juntou em torno desta causa largas centenas de populares, que aderiram ao protesto e decidiram unir esforços para combater uma calamidade que coloca em causa a qualidade de vida e até a saúde das populações.