​Junta de Freguesia de Soutelo luta pela manutenção da caixa multibanco!

A Junta de Freguesia de Soutelo está a trabalhar com afinco para evitar a remoção da caixa multibanco instalada na sede da autarquia local. Neste momento, já foi enviada, através da Assembleia de Freguesia, uma carta para o Ministério da Administração Interna e para o Banco Santander Totta S.A. em que se explicitam os motivos que tornam imperativa a manutenção de um serviço absolutamente indispensável para a freguesia e o concelho. Em paralelo, está a decorrer um abaixo-assinado e os soutelenses que assim o desejarem podem juntar as suas vozes à da autarquia local. A forte objeção da Junta de Freguesia a esta decisão prende-se com o impacto negativo na qualidade de vida da população local e a diminuição de serviços ao dispor dos visitantes, com reflexos negativos para o turismo e a economia. Sem esta caixa multibanco, soutelenses e visitantes terão de se deslocar até ao centro de Vila Verde ou da Vila de Prado para poderem efetuar operações bancárias.

Porta de entrada do concelho de Vila Verde, localizada a dois minutos de carro do concelho vizinho de Amares e a cinco da cidade de Braga (terceira maior do país), a freguesia de Soutelo goza de uma localização geográfica privilegiada, que a torna diariamente ponto de confluência de largos milhares de pessoas. O crescimento da freguesia é notório e ao longo dos últimos anos foram criadas centenas de novos postos de trabalho em Soutelo. Para tal, em muito contribuíram os pólos agregadores existentes na freguesia (Parque Industrial de Larim, IEMinho, Adere-Minho…) e o empreendedorismo de inúmeros soutelenses e ‘forasteiros’, que encontraram em Soutelo o local ideal para fazer prosperar os respetivos negócios.

A freguesia de Soutelo assume-se também como uma das mais requisitadas zonas de atração turística do concelho de Vila Verde. O Santuário do Alívio é um dos mais célebres templos de todo o país e granjeia durante todo o ano a visita de largos milhares de portugueses e estrangeiros. No verão, o já significativo afluxo de pessoas aumenta exponencialmente, já que a freguesia é banhada por dois rios (Cávado e Homem). Ao longo do dia, os veraneantes encontram nas zonas ribeirinhas de lazer o refúgio ideal para as temperaturas escaldantes e à noite desfrutam dos estabelecimentos de diversão (cafés e bares) de uma freguesia que fervilha de vida.

Pelos motivos apresentados, é imperativo manter este serviço. Retirar a caixa multibanco da freguesia implicaria, além da diminuição da qualidade de vida das pessoas que vivem e/ou trabalham em Soutelo, prejuízos para a economia e o turismo local, uma vez que os cidadãos seriam obrigados a deslocações de vários quilómetros para efetuarem operações bancárias.