Hospital do Sorriso em Soutelo: “Sinto-me muito melhor, isto é fabuloso”

Habituado aos sorrisos e gargalhadas dos mais novos, o Centro Escolar de Soutelo recebeu, no passado domingo (07 de abril), um público diferente. Mais adulto. Entre as 10h00 e as 17h00, as cadeiras e mesas do refeitório foram substituídas por marquesas e especialistas em terapias naturais (voluntários). Após o imenso sucesso da primeira edição, o Hospital do Sorriso regressou a Soutelo para transformar dores em sorrisos. "Sinto-me muito melhor, isto é fabuloso. Saímos daqui sempre com um sorriso", revelou Joana Dias, que não perde uma oportunidade de beneficiar dos cuidados de saúde disponibilizados por este projeto da APA (Associação Portuguesa de Aromaterapia), que chegou a Soutelo com o apoio da Junta de Freguesia, do Movimento Soutelo Activo e de Manuela Crespo. Uma iniciativa de entrada gratuita e aberta a toda a população, que contou com mais de 50 participantes.

Perto das 10h00, junto ao Centro Escolar de Soutelo, já se notava uma azáfama invulgar para uma manhã de domingo. Sem marcações, as pessoas eram atendidas por ordem de chegada. À entrada, eram recebidas pelos sorrisos e afetos de um grupo de voluntários encarregues de fazer o ‘check-in’. Seguia-se a elaboração de um diagnóstico primário e uma fase de relaxamento com a inalação de vapores de óleos essenciais. “Depois, dirigem-se para a sala de tratamentos, onde vamos complementar a terapia. Nesta altura, podemos utilizar várias técnicas, dependendo das queixas e dores que apresentem”, afirmou Raquel Costa, presidente da APA e mentora do projeto, sublinhando ainda a diversidade de tratamentos ao dispor dos pacientes. “Não usamos só técnicas de massagens com óleos essenciais, mas também técnicas de medicina tradicional chinesa como a ventosaterapia ou acupuntura. Fazemos também osteopatia… Uma série de tratamentos complementares para que a pessoa se sinta bem. Depois, se a pessoa necessitar, ainda oferecemos fitoterapia, algumas plantas ou suplementos naturais, para que possam sentir e ter mais eficácia no tratamento”, frisou.

Participantes provaram e aprovaram

O Hospital do Sorriso nasceu em 2011 e, desde então, percorre a zona Norte do país, disponibilizando cuidados de saúde gratuitos no primeiro domingo de cada mês. Os resultados têm sido muito positivos e o projeto começa já a ter um grupo de fãs. “Sempre que posso vou ao Hospital do Sorriso, seja onde for, porque é uma forma de prevenção para os meus sintomas. Com a diversidade de terapias alternativas que aqui têm, estes terapeutas conseguem complementar muito bem os tratamentos da medicina tradicional que eu sigo. Sinto-me muito melhor, isto é fabuloso. Saímos daqui sempre com um sorriso”, afirmou Joana Dias.

António Ferreira também é ‘repetente’. Natural de Lago, experimentou uma vez, na cidade de Braga, ficou rendido e com o Hospital do Sorriso a ‘dois passos’ de casa não deixou escapar a oportunidade. “É a segunda vez que participo, já fui uma vez a Braga e resultou. Tenho um problema de ciática que foi resolvido sensivelmente em 70%, contudo tenho problema de má circulação e com as inalações tem melhorado.  A minha esposa também veio. Na altura, inchavam-lhes os pés e o tratamento resultou a 100%. Estamos muito contentes”, referiu. Por sua vez, o soutelense Carlos Fernandes fez a estreia nestas andanças. “É a primeira vez que faço este tipo de tratamento. Achei por bem experimentar, porque tenho dores na coluna, no pescoço e nos ombros. A parte da inalação correu bem, já começa a neutralizar as dores, daqui a pouco vou para a sala de tratamentos”, concluiu.

Por sua vez, o Movimento Soutelo Activo, um dos parceiroa na organização da iniciativa em terras soutelenses, fez um balanço muito positivo da atividade. “Foi um gosto enorme participar nesta iniciativa. Podem voltar sempre que desejarem, estaremos cá para os receber e apoiar”, avançou Ana Fernandes, acrescentando que as reações dos pacientes não poderiam ter sido melhores. “O feedback foi muito positivo. Até as pessoas mais céticas ficaram convencidas, saíam de lá sem dores e com um sorriso no rosto”, frisou.

 

VENHA CONHECER SOUTELO!

Santuário do Alívio

Fonte S.Miguel

Praia do Mirante

Cruzeiro dos Evangelistas