24 de março. Domingo recheado de atividades na freguesia de Soutelo!

Soutelo continua a fervilhar de vida, fruto do dinamismo das forças vivas da freguesia, e o próximo domingo, 24 de março, é um bom exemplo disso mesmo, com atividades para todos os gostos. Quem quiser dar um passeio em boa companhia, praticar exercício e (re)descobrir a imensa beleza da freguesia de Soutelo pode participar na Caminhada do Dia do Pai, promovida pelo Movimento Soutelo Ativo. O ponto de encontro está marcado para as 09h30, no Largo da Junta de Freguesia de Soutelo. Aos domingos de manhã, decorre também o treino de ciclismo (BTT) semanal da Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, uma atividade aberta ao público em geral. Aos interessados basta aparecer nas imediações do Cruzeiro da Cruz, pelas 09h00. Da parte da tarde, a Associação de Pais e Amigos da Escola de Soutelo (APAES) prepara-se para celebrar o Dia do Pai com uma tarde em cheio. Jogos tradicionais, matraquilhos e muitas outras atividades, num evento que contará também com um churrasco oferecido pela organização a todos os presentes.

O domingo também é dia de feira semanal do Alívio. Produtos frescos do campo, fumeiro calçado, vestuário, utensílios, ferramentas… A tradicional feira de domingo regressou ao Alívio e apresenta-se de cara totalmente lavada. Com um espaço amplo e renovado, recupera a imponência das tradicionais feiras minhotas, num cruzamento entre modernidade e tradição. E já que está ali por perto, vale bem a pena (re)visitar o Santuário de Nossa Senhora do Alívio. De fácil acesso (GPS: 41.682237, -8.449270), com muito estacionamento, uma arquitetura deslumbrante e uma história riquíssima, o Santuário do Alívio é um dos maiores centros de peregrinação da zona Norte de Portugal. Recebe durante todo o ano a visita de largos milhares de fiéis, com maior incidência no 2º e 3º domingos de setembro, altura das grandes romarias.

Depois de algumas compras na feira e uma visita ao Santuário, nada melhor que um almoço em família. E não faltam excelentes opções para saborear a excelência da gastronomia minhota, bem como pratos da cozinha moderna. Há opções pata todos os gostos. Em redor do Santuário são vários os restaurantes que deliciam soutelenses e visitantes com os seus pitéus. O parque infantil da Gândara, a algumas dezenas de metros do Santuário promete muita diversão para os mais jovens. Para os amantes da natureza, a quietude e a beleza natural das zonas ribeirinhas da freguesia de Soutelo é uma excelente opção num domingo primaveril que se prevê quente e soalheiro.